Nota de esclarecimento




A Belo Sun Mineração recorrerá da decisão do juiz da Vara Agrária de Altamira, que suspendeu temporariamente a Licença de Instalação (LI) do Projeto Volta Grande, localizado no município de Senador José Porfírio, até que seja feita a desafetação da área do empreendimento pelo Incra ou até que se dê a realocação das famílias da área do empreendimento. A Belo Sun Mineração está desapontada com a decisão judicial, mas entende que questionamentos são esperados e fazem parte do curso normal da instalação de empreendimentos importantes.

No curso do licenciamento ambiental, a Belo Sun Mineração preparou um Programa de Realocação, Negociação e Inclusão Social, que beneficiará as Vilas Ressaca e Galo, tendo em vista que ambas fazem parte da Área Diretamente Afetada (ADA) do seu empreendimento. Seguindo as melhores práticas relacionadas às realocações (Padrão n. 5 do Banco Mundial), as famílias dessas áreas foram cadastradas em duas campanhas censitárias, em 2012, durante a fase de Licença Prévia (LP), com o acompanhamento de representante da Prefeitura de Senador José Porfírio e comissão de moradores. O processo de realocação se dará com a participação e consulta dos beneficiados. Ainda em 2017, a empresa atualizará o cadastro socioeconômico e discutirá o planejamento da realocação com os moradores.

A empresa tomará as medidas legais cabíveis para reverter a decisão e se mantém aberta ao diálogo com todas as autoridades competentes.


Comentários


Equipe do Blog, em 24/03/2017 10:30:44, disse:

Muito obrigado, Carlos Barros! Ficamos satisfeitos em atender as suas expectativas.


Carlos Barros, em 23/03/2017 16:49:09, disse:

Obrigado pelo retorno, acredito que pela comunicação que vocês estão estabelecendo entre o Projeto, a comunidade e nós que estamos longe, mas acompanhando atentamente o desenrolar o projeto tem tudo para dar certo, já que está iniciando com o apoio da população. Parabéns pela comunicação.


Equipe do Blog, em 20/03/2017 15:04:52, disse:

Olá Carlos Barros, a empresa está recorrendo da decisão do juiz da Vara Agrária de Altamira. A suspensão da LI é temporária, por 180 dias. Obrigado.


carlos barros, em 20/03/2017 14:29:24, disse:

Gostaria de saber como está o processo de LI junto as autoridades?
Estamos torcendo para que este projeto saia do papel, e inicie as contratações, isto será muito importante para nós, para o País, para a comunidade entre outros.
Sucesso.


Postar comentário