Índios ribeirinhos e citadinos visitam área do Projeto Volta Grande




Representantes de cinco associações de indígenas ribeirinhos e citadinos, ou seja, tanto os que moram em áreas urbanas, quanto os que moram ao longo das margens de rios - Xingu e seus afluentes - estiveram esta semana na área do Projeto Volta Grande. Durante a visita, eles puderam conferir em campo as informações apresentadas nas reuniões sistemáticas, realizadas entre as equipes da empresa e as lideranças indígenas.

Juliana Magalhães, gerente de Desenvolvimento Social da Belo Sun Mineração, comemora o resultado da visita. “Na fase em que o projeto se encontra é extremamente importante ampliar o conhecimento da sociedade sobre a natureza do empreendimento e seu futuro funcionamento. Os indígenas citadinos e ribeirinhos são uma importante categoria deste território e temos expectativa de construir parcerias bem-sucedidas”, afirmou.

O grupo visitou a área que abrigará o empreendimento; o galpão de testemunhos, onde estão os resultados da pesquisa mineral feita pela empresa; assim como as demais dependências do atual acampamento do Projeto Volta Grande. Participaram da visita representantes da Associação Indígena Nativa Kuruaia de Altamira (INKURI), Associação Juruna Tubyá (TUBYA), Associação Agrícola Representante do Índio Regional de Altamira Xipaia e Kuruaia (KIRINAPAN), Associação dos Índios Moradores de Altamira (AIMA) e Associação das Comunidades Indígenas Ribeirinhas do Rio Xingu (TYOPOREMO).

Para Cláudio Kuruaia Camburi, presidente da Associação Indígena Kuruaia, a visita foi importante para esclarecer as suas dúvidas sobre o empreendimento. ““Viemos conhecer o projeto em si. Escutamos muitas coisas sobre como ele pode afetar as vidas das pessoas da região de forma negativa e através da visita constatamos que não é o que estão pensando”, ressaltou.


Comentários

Não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Postar comentário