Projeto Volta Grande tem aprovação do Programa de Estudos Arqueológicos e Educação Patrimonial da sua área de influência




Além das atividades de pesquisa mineral, a Belo Sun investiu recursos na prospecção e no salvamento arqueológicos de diversos sítios localizados nas áreas de influência do Projeto Volta Grande (PVG).

Em meio aos estudos de impacto ambiental do PVG, as pesquisas arqueológicas foram iniciadas em 2011 pela Inside Consultoria Científica. Identificado o potencial arqueológico da área do empreendimento, os estudos tiveram prosseguimento no ano de 2012 no âmbito do projeto Programa de Estudos Arqueológicos e Educação Patrimonial cuja execução foi previamente autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Vale ressaltar que a pesquisa teve o apoio do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos da Universidade Federal do Pará e o Laboratório de Arqueologia Denise Schaan - LADS como instituição de guarda.

O Programa de Estudos Arqueológicos e o IPHAN concluíram que o empreendimento está liberado para realização de obras, considerando que o projeto não irá comprometer o patrimônio cultural e histórico da região. O parecer favorável foi bem recebido pois desde 2014, a empresa vem trabalhando arduamente atendendo aos condicionantes e estudos exigidos pelo Instituto do Patrimônio.

A atuação do Iphan é imprescindível para que empreendimentos não causem danos ou destruam os bens culturais acautelados. A aprovação representa mais um avanço no sentido de obtenção das licenças necessárias para a sua instalação.

Todo acervo arqueológico encontrado nas áreas de influência do Projeto Volta Grande encontra-se abrigado na Reserva Técnica de Arqueologia da Universidade Federal do Pará em Belém.


Comentários

Não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Postar comentário