Projeto Volta Grande é habilitado para Política Pró-Minerais Estratégicos




O Projeto Volta Grande, empreendimento de mineração de ouro da Belo Sun Mineração, localizado no município de Senador José Porfírio, no Pará, é um dos seis projetos selecionados para fazer parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Criado para identificar projetos de exploração de minerais de interesse estratégico para o Brasil, o PPI permite que estes recebam apoio no processo de licenciamento ambiental. O Projeto Volta Grande foi selecionado pelo Comitê Interministerial de Análise de Projetos de Minerais Estratégicos (CTAPME), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia.

Benefícios para a região

Para o diretor de Operações da Belo Sun Mineração, Rodrigo Costa, o reconhecimento é fundamental. “Recebemos com muita satisfação a habilitação no programa, o qual, pela sua enorme capacidade de articulação institucional, possibilitará mais celeridade e segurança jurídica ao projeto, acelerando a sua construção e entrada em produção, permitindo que o Projeto traga mais empregos e oportunidades para as comunidades locais e benefícios para os municípios e o Pará”, comenta.

A Pró-Minerais busca garantir o suprimento interno de bens minerais dos quais o Brasil depende de forma intensa da importação. Além disso, a política auxiliará na consolidação do status do país de grande produtor e/ou exportador de determinados bens minerais. O projeto continua obrigado a atender às mesmas exigências ambientais, portanto, a política não prevê flexibilizar o rigor da legislação nem pular etapas do processo de licenciamento.

O Projeto Volta Grande trará para o Pará um investimento estimado em aproximadamente R$ 1,7 bilhões. Ele terá uma vida útil estimada em no mínimo 12 anos, com possibilidade de estender esse prazo devido ao potencial mineral da região. O empreendimento deve gerar 2.100 empregos diretos e 6.300 indiretos na fase de instalação; e outros 526 diretos e 1.500 indiretos na operação. Durante a construção, haverá oportunidades de negócios nos setores de prestação de serviços, fornecimento de equipamentos, alimentação, hospedagem, logística, entre outros.

Verticalização do ouro no Pará

A Belo Sun Mineração também assinou um protocolo de intenções com o Governo do Pará em fevereiro deste ano para garantir a verticalização da produção mineral no Estado por meio da implantação de uma refinaria de ouro em Belém. O polo joalheiro paraense contará com matéria prima certificada para produção e desenvolvimento do design amazônico que certamente, concorrerá com a joalharia mundial.

Rodrigo Costa, da Belo Sun, ressalta que a mineradora está buscando maximizar seus programas socioambientais de parcerias estratégicas para desenvolvimento das potencialidades da região e do Estado: “Destacamos que a atuação socioambiental da Belo Sun Mineração como agente catalisador de desenvolvimento, em sinergia com a ação governamental do Estado do Pará e, especificamente, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), contribuirá, com toda certeza, para o fortalecimento das populações do entorno, da sociedade civil organizada, da administração pública e das entidades privadas do Estado.”

 

Comentários

Não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Postar comentário